5 benefícios do voluntariado para o desenvolvimento profissional
Já ouviu aquela frase “Quem doa ganha mais do que quem recebe a doação”? Quem é voluntário sabe o poder transformador de se entregar para atividades sociais e reconhece o quanto pode ganhar. Os especialistas em gestão de pessoas também reconhecem os ganhos que ações de voluntariado podem trazer aos funcionários, tanto no amadurecimento quanto no desenvolvimento de alguns sentimentos e valores fundamentais para relações em grupo ou em equipe. Apresentaremos apenas 5 das muitas competências que podem ser desenvolvidas pelo trabalho voluntário e esperamos que elas possam te incentivar cada vez mais a procurar ações pensando no bem comum.
1 – Comprometimento:
Para ser voluntário, é necessário se comprometer com aqueles a quem se pretende ajudar. Isso demandará dedicação, tempo e esforço, pois outras pessoas dependerão de você. Nesse caso (como em tantos outros na vida), desistir no meio do caminho não é uma opção.
2 – Dedicação:
A dedicação é reflexo da confiança no resultado ação. O simples fato de acreditar gera uma motivação que tem como consequência a influência para que outras pessoas acreditem e se dediquem também. A capacidade de “contagiar” outras pessoas – para o bem – é uma característica positiva aos olhos dos gestores, principalmente em tempos em que as pessoas pensam mais em si mesmas do que em uma causa.
3 – Respeito às diferenças:
Respeito é uma premissa para o trabalho em equipe. Nas ações de voluntariado, quando você conhece pessoas diferentes de você (nos aspectos cultural, econômico, racial ou qualquer outro) e consegue desenvolver o respeito pela sua individualidade, é possível enriquecer espiritualmente. Ouvir, colocar o contraponto tentar chegar ao melhor termo para o grupo de trabalho, é um dos benefícios que o respeito nos traz.
4 – Trabalho em equipe:
Ações realizadas em grupo têm resultados ainda melhores, especialmente quando todos colaboram. Quando todos ajudam, a tendência é que os resultados apareçam de forma mais rápida e eficiente, e a dependência da ajuda do outro para que o trabalho de ambos fique melhor, ajuda a desenvolver a humildade e o reconhecimento.
5 – Inteligência emocional:
Em situações de crise, em que haja estresse, pressão ou incertezas, é preciso desenvolver flexibilidade e tentar ver oportunidades ao invés de só ver problemas. As pessoas mais flexíveis conseguem se adaptar melhor a qualquer mudança, enxergando alternativas e soluções para as mais diversas situações.
A BB Previdência tem no seu Planejamento Estratégico ações que incentivam a participação dos funcionários em Programas de voluntariado e tem orgulho em perceber como pequenas atitudes têm mudado o nosso ”pequeno mundo” e outros mundos ao nosso redor.
2 Comentários sobre “5 benefícios do voluntariado para o desenvolvimento profissional”
Juliana, que matéria deliciosa!
Se cada um fizesse um “bucadinho”, o mundo seria muito diferente. Espero que você alcance muitos coraçõezinhos.
Bom dia!
❤😍❤😍