5 dicas para viajar com a família sem estourar o orçamento

5 dicas para viajar com a família sem estourar o orçamento

Evite surpresas com o final das férias. O ideal é voltar cheio de histórias pra contar – e sem dívidas!

Não há nada melhor que tirar férias, renovar as energias e ainda aproveitar o período para viajar com a família. Porém, é preciso tomar cuidado para não voltar do período de descanso, cheio de dívidas que vão tirar o seu sossego até às próximas férias. E para ajudá-los a ter lembranças boas, separamos alguns cuidados imprescindíveis a serem tomados. Confira!

1. Antes de arrumar as malas, faça um bom planejamento: tenha em conta o quanto você tem disponível de orçamento para o período e liste todos os itens que vão exigir algum investimento e o quanto pretende gastar. Para quem vai viajar de carro, é importante acrescentar às despesas com combustível e pedágio. Também é importante consultar, na internet, os preços dos passeios do destino escolhido, para melhorar ainda mais essa previsão de despesas. Vale lembrar que, quanto mais tempo você dedicar a essa etapa, melhor. Assim, fará um planejamento completo e bem próximo da realidade, evitando, surpresas no seu extrato bancário no mês seguinte.

2. Leve de casa e economize na alimentação: faça uma lista de tudo o que vai precisar ter à mão enquanto estiver fora de casa, como produtos de higiene e medicamentos. Compre tudo o que for possível, lembre-se, as cidades turísticas costumam oferecer preços mais elevados. Organize um cardápio para os dias de folga e compre os alimentos num mercado atacadista.

3. Não exagere nas lembrancinhas: vale comprar uma ou outra peça típica do local que está visitando, para guardar ou dar de presente a uma pessoa especial. Mas tome cuidado, para não gastar com itens que acabarão encostados num canto do armário, sem utilidade alguma. Se for para abrir a carteira, que seja para comprar algo pertinente. Não se sinta obrigado a comprar presentes para todos os amigos, conhecidos e familiares que não estão na viagem.

4. Controle bem o cartão de crédito, só use se for necessário: não se esqueça, o cartão de crédito vai vencer no próximo mês e você precisará ter dinheiro em caixa para saldar as dívidas feitas. Se for para o exterior, o cuidado precisa ser redobrado. Pois, as compras feitas com o cartão de crédito em outra moeda ficam ainda mais caras graças ao Imposto Sobre Operações Financeiras, o IOF. E esse acréscimo pode ser o suficiente para estourar sua próxima fatura.

5. Compre à vista: separe uma soma para gastar e evite o uso do cartão de crédito, você pode até terminar a viagem sem nenhuma reserva, mas também não terá dívidas para o próximo mês. Quem paga à vista, pode “chorar” descontos significativos na hora das compras. Por outro lado, se o seu medo é carregar uma quantia alta de dinheiro e sofrer um assalto, considere a alternativa de usar cartões pré-pagos, disponíveis em bancos. Daí você pode abastecer com o valor que pretende gastar e utilizá-lo para as suas compras. Nesse caso, o risco de estourar o seu planejamento também diminui consideravelmente.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *