
As mulheres na BB Previdência: inspiração e liderança
Na Entidade, 50% dos cargos de gerência são ocupados por mulheres
A BB Previdência não é feminina só no nome. Em nossa estrutura organizacional, cerca de 50% dos cargos de gerência são ocupados por mulheres – e esse número se reflete nas demais funções: diretoria, superintendência e coordenação. Do total de 101 colaboradores, 48 são mulheres. No entanto, o que isso representa para a Entidade? Qual é a importância dessa liderança para os nossos Participantes, Patrocinadoras, Instituidores e Assistidos? Muito mais que inspiração, as mulheres trazem experiências, vivências para os processos fundamentais do dia a dia da Entidade.
- Sustentabilidade Empresarial
Para Eveline Susin, diretora de Operações e Relacionamento com Clientes da BB Previdência, valorizar a diversidade e buscar a equidade de gênero entre os cargos de liderança “é sinal de boa governança nas instituições, de forma geral.” A diretora, que construiu sua carreira em uma sólida experiência no Banco do Brasil e esteve à frente de diversos projetos, acredita que mais mulheres em cargos de destaque tornam o ambiente de trabalho mais próximo da realidade social brasileira: “Nós, mulheres, somos maioria em nosso país. Ver nossa população feminina, de 51,8% do total, ocupando espaços de liderança é um desejo que, aos poucos tem se tornado realidade. A sustentabilidade empresarial é um conceito estruturante da BB Previdência, em alinhamento com os compromissos do Banco do Brasil com esta temática”, afirmou Eveline.
- Inspiração
Shirlane Paiva já está no quarto mandato no Conselho Deliberativo da BB Previdência. A conselheira enxerga um aumento na participação das mulheres na Entidade e, embora o mercado previdenciário e financeiro seja tradicionalmente ocupado por homens, ela destaca que essa crescente serve de inspiração. “Qualquer mulher que ocupe algum lugar onde a grande maioria seja de homens já faz diferença e, de alguma forma, deve inspirar outras mulheres. Não se trata de disputa, mas temos que ter cada vez mais as mulheres em igualdade de participação nos mais variados fóruns, seja como síndica do prédio, seja na política”, pontuou a conselheira.
- Trajetória
Prestes a completar 17 anos no time de colaboradores da Entidade, a gerente de Controladoria e Tesouraria da BB Previdência, Patrícia Tâmela, reforça o aprendizado adquirido ao longo dessa jornada e se orgulha das conquistas e desafios superados. “Ocupar uma das gerências da BB Previdência significa muito para mim, pois o propósito desta empresa me inspira todos os dias a ser uma profissional melhor, pensando sempre em entregar o melhor resultado, principalmente aos nossos clientes. Quero poder contribuir ainda mais com todas as realizações que estão por vir”, ressaltou.
- Valorização
Ao lado de Patrícia, outras mulheres também ocupam gerências na BB Previdência. É o caso de Ginne Siqueira, gerente de Investimentos, e de Ana Maria Soares, gerente de Seguridade. Ambas coordenam equipes cujo as atividades são essenciais para o planejamento de futuros dos clientes e afirmam se sentir valorizadas pelo trabalho desempenhado.
Para Ana Maria, a Entidade foi um divisor de águas em sua carreira profissional. “Foi aqui que pude mostrar minhas habilidades e competências de gestão. Tenho grande privilégio em ser gerente e mulher da maior gerência da BB Previdência. Busco a cada dia desempenhar meu papel com qualidade e eficiência. Tenho muito orgulho da minha equipe e do senso de equipe que somos”, pontuou. Além da admiração pela equipe, a gerente também se diz satisfeita por fazer parte do planejamento dos clientes: “Sou mulher, mãe e avó e fico realizada em poder contribuir para os sonhos e sustentabilidade de nossos participantes”.
Ginne chegou à BB Previdência em 2020. A gerente de Investimentos lembrou a recente conquista da Entidade do selo Great Place to Work, que certifica as melhores empresas para se trabalhar. Segundo Ginne, isso significa investimento no desenvolvimento dos colaboradores e no bom clima organizacional. “Trabalhar na Gerência de Investimentos é uma realização profissional. Aqui não sinto que exista diferença de gêneros, somos valorizadas por nossas entregas”, ponderou. Além disso, para Ginne, “O trabalho em uma Entidade Fechada de Previdência Complementar é gratificante, pois temos responsabilidade com o futuro financeiro dos nossos participantes, que poupam no presente para garantir qualidade de vida e proteção durante a aposentadoria.”
- De olho no hoje e no amanhã
A Previdência Complementar é um investimento de longo prazo. E a atuação proativa em cada fase da vida do cliente é importante. Cuidar dessa parceria é uma das atribuições da gerente de Comunicação, Marketing e Relacionamento, Angélica Freitas. Com o olhar atento às necessidades dos Participantes e Assistidos, a área vem implementando plataformas e desenvolvendo ações para estreitar o relacionamento com os públicos da Entidade. “Promover uma experiência que viabilize uma aproximação efetiva dos Participantes e Assistidos é um objetivo de todas as áreas. Saber que estou ao lado de outras mulheres competentes torna o processo mais leve e nos aproxima umas das outras. A BB Previdência potencializa nossas qualidades e nos prepara para superar qualquer desafio. Dessa forma, trabalho com foco no futuro de nossos clientes com base em nossas ações diárias”, afirmou.
- Nova realidade
E ainda sobre futuro, a Superintendente de Operações e Relacionamento com Clientes da BB Previdência, Ana Cristina de Vasconcelos, é direta: “A transformação digital 4.0 é feminina”. Ana frisou o trabalho constante realizado para a implementação de soluções digitais na Entidade e a participação feminina no processo. “A BB Previdência tem se modernizado e, desde o ano passado, aperfeiçoamos e inovamos diversos canais e sistemas. Em todas essas etapas, inúmeras mulheres estiveram envolvidas. Da área de Tecnologia da Informação à Comunicação, Seguridade e Relações Institucionais, as colaboradoras da BB Previdência são um diferencial na gestão e andamento dos projetos. Embora por muitos anos o mercado de previdência e o financeiro tenha sido gerenciado majoritariamente por homens, em sua maioria, a realidade está sendo transformada e nós estamos ocupando cada vez mais espaços nesses ambientes. Seguimos juntas”, concluiu a superintendente.
A BB Previdência avança, dia após dia, por um caminho cada vez mais moderno e diverso. À nova realidade, somamos a inspiração de nossas colaboradoras, a trajetória de cada uma delas e a valorização de seus trabalhos. Dentro dessa multiplicidade, somos Maria, Juliana, Cláudia, Lana, Lumara, Fabiane, Janaína, Cecília, Marina, Geórgia, Jéssica, Marília, Esther Ana e tantas outras que direcionam a entidade nessa trajetória como exemplo de comprometimento e dedicação. Ainda há muito para ser percorrido, mas, juntas, a caminhada se torna mais fácil.
Feliz Dia das Mulheres para todas as nossas colaboradoras, Conselheiras, Participantes, Assistidas e Patrocinadoras que são sinônimo de inspiração.