
BB Previdência apresenta projeções de investimentos aos Participantes do ApexPrev
A BB Previdência realizou, nesta quarta-feira (23), uma apresentação sobre sua política de Investimentos aos Participantes do ApexPrev, Plano idealizado com o propósito de oferecer benefícios de natureza previdenciária aos colaboradores da Agência de Promoção de Exportações do Brasil (Apex Brasil). O encontro proporcionou análises importantes sobre o cenário macroeconômico e seus reflexos para os aportes na Previdência Complementar Fechada.
O evento contou com a participação especial do Economista Sênior da BB Asset Management, Ricardo Vieites, que apresentou o cenário macroeconômico global, com análise de como pode influenciar nos investimentos, e contou com as explanações da Gerente de Investimentos na BB Previdência, Ginne Siqueira Diniz, do Gerente de Relacionamento Institucional, João Borges, e do Gerente de Modelagem e Atuária da BB Previdência, Marcos Robério.
Vieites analisou os desafios enfrentados pelos Estados Unidos, a zona do Euro e a China, e como a resposta ao aperto monetário começa a se refletir nos indicadores de crescimento econômico para o ano que vem. Ele acredita que a economia global seguirá em desaceleração, com incertezas e os Bancos Centrais elevando juros e endurecendo o discurso, mas com reflexos diferentes no Brasil.
“No contexto brasileiro, é como se o Banco Central estivesse recebendo “reforços”. Todo esse contexto de endurecimento do cenário lá fora significa que o nosso Banco Central, depois de encerrar o ciclo da Selic em 14%, deve ter uma ajuda externa. Se a gente importava a inflação de commodities, agora passamos a importar uma desaceleração de preços”, explicou Ricardo.
Os convidados destacaram a projeção do início da flexibilização da política monetária para o final do primeiro trimestre de 2023. Mas lembraram que isso ficará condicionado às negociações no âmbito político e em como a macroeconomia se desenvolverá. A expectativa é de que a Selic alcance no ano que vem a marca de 10% ao ano.
“Estamos em um momento de construção de política de investimentos com um novo governo, com possíveis mudanças fiscais no horizonte, mas já pensamos na próxima revisão, possivelmente em março. Fizemos estudos de macroalocação para os planos no ano que vem e seguimos acompanhando o cenário”, afirmou Ginne.
Os especialistas da BB Previdência reforçaram que todas as projeções aos Participantes são realizadas com cautela e baseadas em análises técnicas, uma vez que o propósito da Entidade é pagar benefícios no futuro. O acompanhamento da rentabilidade e os movimentos táticos sobre o nível de contribuição e o nível de benefícios esperados são essenciais neste processo.
“Não se pode pensar em Plano de Previdência como investimento de curto prazo. Nosso objetivo é pagar benefícios na aposentadoria”, explicou Robério. O especialista lembrou que a volatilidade do mercado impacta fortemente os Planos de Previdência e reforçou que área de Investimentos se norteia na gestão de papéis que entregam um retorno além da inflação, ou seja, um ganho real nos investimentos de longo prazo.
O evento para os Participantes do ApexPrev faz parte das ações de relacionamento com os clientes da BB Previdência, com o objetivo de buscar as melhores soluções, ouvindo o mercado de forma ampla e apresentar aos clientes, com transparência, o modelo de governança e as tomadas de decisões da Entidade de forma colegiada.