
BB Previdência recebe Selo Pró-Ética da CGU e tem Programa de Integridade reconhecido
Nesta terça-feira (7), a BB Previdência foi premiada com o Selo Pró-Ética 2020-2021, que busca reconhecer empresas que incentivem políticas de integridade e que implementem processos de prevenção, detecção e remediação de atos de corrupção e fraude.
Premiação inédita no mercado de Previdência Complementar Fechada, a BB Previdência conquista esse reconhecimento que é uma inciativa da Controladoria-Geral da União e do Instituto Ethos com o objetivo de disseminar boas práticas nas corporações e inspirar outras empresas, sempre em busca de melhorar os programas de integridade e construir um ambiente de confiança nas relações comerciais dos setores públicos e privados.
Para o presidente da BB Previdência, Luiz Claudio Batista, esta é uma importante conquista e ressalta a governança de excelência, que, segundo ele, é um dos pilares da Entidade. “Em dezembro, completamos 27 anos no mercado de previdência complementar fechada. Durante todo esse tempo, temos cuidado com muita responsabilidade do patrimônio de nossos clientes. Porém, para uma boa gestão, não apenas os números são relevantes. É preciso também promover um aculturamento entre todos os envolvidos nesse planejamento de longo prazo e caminhar por uma estrada em que a rentabilidade se encontre com as boas práticas, todas elas sob o guarda-chuva da governança de excelência, que possibilitou esse triunfo”, afirmou Batista.
Eduardo Kavamoto, gerente de Controles Internos, Risco e Segurança da BB Previdência, acredita que a estrutura bem definida da Entidade, somada à prudência nos processos internos e externos, levou o reconhecimento para a BB Previdência. “Nossa movimentação estratégica em relação aos Planos de Benefícios é realizada por meio de análise de riscos, diversas ações do arcabouço do Programa de integridade, notas técnicas, canal de denúncias, diretrizes de privacidade e ainda, múltiplas práticas de controle e acompanhamento. Além disso, o monitoramento de ameaças para Entidade, para os investimentos e nossos clientes é feito em auditorias internas e externas. Receber o Selo Pró-Ética, que é uma classificação rigorosa e para poucos, é muito importante para nós e reforça o trabalho árduo em busca do cumprimento de nosso Programa de Integridade”, lembrou Kavamoto.
No total, 327 empresas solicitaram acesso ao Programa, 236 finalizaram os procedimentos para avaliação, 195 foram admitidas na edição 2020-2021 do Pró-Ética, mas apenas 67 foram aprovadas e reconhecidas como Empresa Pro-Ética. Entre estas, a BB Previdência, que já possui a certificação Great Place to Work e o Selo Carbon Free, que a colocam entre as melhores empresas para se trabalhar e entre as que se assumem um compromisso com o meio ambiente, respectivamente.
A BB Previdência segue na busca de certificações que materializem o compromisso da entidade na gestão de ativos, tendo no horizonte os selos de autorregulação de governança corporativa e governança de investimento chancelados pela Abrapp.