
Boletim Econômico Junho/2021
Apesar das restrições impostas pela segunda onda da Covid-19 e do ritmo lento da vacinação, o crescimento da economia brasileira foi mais forte que o esperado, com isso o ambiente é de menor percepção de risco. O mercado melhorou a previsão do indicador da dívida bruta em relação ao PIB, com estimativa em torno de 85%, diante dos 100% no início do ano.
O dólar teve queda de 3,17%, encerrando o mês de maio cotado a R$5,23. O Ibovespa fechou em alta de 6,16%, aos 126.215 pontos. Houve um fechamento da curva de juros tanto para os títulos de curto prazo (IMA-B 5 de 0,69%) como para os de longo prazo (IMA-B 5+ de 1,38%), causando valorização dos ativos.
Cenário
O cenário está positivo para o Brasil, porém, as expectativas diante de uma terceira onda da pandemia de coronavírus e do cenário projetado diante da crise hídrica, impedem uma recuperação constante dos mercados domésticos, fazendo com que os ativos internos ainda ocorram com bastante volatilidade.
A inflação segue elevada, com previsão de que fique acima da meta para o ano de 2021, de 3,50%. Portanto, o Comitê de Política Monetária (Copom) pode efetuar um ajuste completo da política monetária, elevando a Selic a um nível superior à taxa neutra de juros. A expectativa do mercado para taxa básica de juros em 2021 é de 5,75%.
Análise
Nesse começo de junho, o Ibovespa bate recordes históricos, aos 129.601 pontos, acumulando ganhos de 8,89% no ano. O Real tem se apreciado frente ao Dólar, zerando as perdas do ano, influenciado pela melhora da percepção do risco fiscal e pela força das exportações.
Somando-se a isso, as expectativas do mercado, de que o Banco Central, na próxima reunião do Copom, considerará um ajuste completo da Selic, acarretaram redução das taxas de longo prazo, causando, nos dois primeiros dias do mês, desinclinação firme da curva de juros.
A volatilidade de curto prazo dos ativos internos tem se mostrado alta, entretanto, dado o objetivo de rentabilidade de longo prazo para uma EFPC, o nível atual dos preços dos ativos representa uma oportunidade para aumentarmos posições.
Nesse sentido, foram aproveitadas oportunidades para aumento de posições no segmento de Renda Fixa e Estruturados, cujos fundamentos sugerem bom desempenho em um cenário mais benéfico no futuro. Além disso, com o objetivo de capturar ganhos com a recuperação mais célere da economia internacional, aportamos parte dos recursos destinados ao segmento no exterior em um fundo de estratégia global com hedge cambial.
A BB Previdência continuará avaliando outras oportunidades para alocações em fundos de ações, fundos imobiliários, e fundos estruturados. Adicionalmente, considerando a atual correção do dólar, que está precificado em torno de nossas expectativas, deveremos executar nossa estratégia sem hedge cambial, em complemento a alocação no segmento Exterior.
Carteira consolidada da BB Previdência
Gráfico 1 – Desempenho
Gráfico 2 – Alocação por segmento
Glossário
EFPC – Entidade Fechada de Previdência Complementar.
IMA – Índice de Mercado ANBIMA. – É referência para os investimentos em renda fixa.
IMA-B 5 – Títulos públicos indexados à inflação medida pelo IPCA com vencimento de até cinco anos.
IMA-B 5+ – Títulos públicos indexados à inflação medida pelo IPCA com vencimento igual ou acima de cinco anos.
Taxa de Juros Neutra – É a taxa de juros que mantém a taxa de inflação estável.
5 Comentários sobre “Boletim Econômico Junho/2021”
Srs.,
Grato pelo relatório, claro e conciso, que mostra a boa administração da BB Previdência.
Atenciosamente
Deilson Tibo
Olá, Deilson! Muito obrigada! Ficamos felizes que o material tenha ajudado e ficamos à disposição se tiver qualquer dúvida! Não deixe de acompanhar nosso blog e nossas redes sociais para mais notícias e informações.
Agradeço pelas informações, importante saber como meus recursos estão sendo investidos
Fico extremamente feliz ao ler este Boletim, sempre bem escrito e claro nas informações e que me passa segurança. Parabéns pelo Trabalho!
Ats,
Bruno Paiva
Obrigada Bruno!!
Ficamos felizes em passar essa alegria e segurança, conte sempre com a BB Previdência!
Não deixe de acompanhar nosso blog e nossas redes sociais para mais notícias e informações.