
Boletim econômico: previdência complementar fechada continua um excelente investimento de longo prazo
A melhora do ambiente fiscal, o avanço do processo de vacinação, a resiliência da atividade econômica e a elevação da taxa Selic em 0,75 pontos percentuais, em junho, possibilitaram a manutenção de um cenário econômico positivo para o Brasil. No entanto, a inflação segue pressionada diante da crise hídrica e da determinação pela Aneel dos novos valores para as bandeiras tarifárias de energia elétrica, o que traz impactos significativos para as projeções de inflação. A previsão é de que o IPCA termine o ano em 6,10% e que continue acima do teto da meta, de 3,50%, no próximo ano.
- Balanço
No último mês, o Copom subiu a taxa Selic para 4,25%, com a indicação de elevar a Selic acima do nível neutro ainda este ano. O dólar manteve trajetória de queda (-4,40%) e encerrou o mês de junho cotado a R$ 5,00. O Ibovespa fechou positivo, em 0,46%, aos 126.801 pontos. Houve um fechamento na parte longa da curva de juros e abertura da porção mais curta da curva. Os índices fecharam em posições opostas, IMA B5+ positivo, 0,83% e IMA B5 negativo, -0,13%.
- Análise
O Ibovespa iniciou o mês de julho em queda, mas, com relação junho, fechou ainda positivo até o dia 5. O mercado tem mostrado insatisfação com a proposta de reforma tributária, que taxa dividendos e acaba com a distribuição de juros sobre capital próprio.
O Real tem se depreciado frente ao Dólar – até 5 de julho, o dólar já acumulava alta de 2,30% no mês, reflexo do cenário interno tencionado pela proposta de reforma tributária e CPI da covid-19.
A curva de juros fechou, principalmente em virtude de dados americanos que indicam taxa de desemprego ainda em elevação, o que reduz a pressão sobre o Fed (Federal Reserve, Banco Central dos EUA) e sua política monetária.
A volatilidade de curto prazo dos ativos internos tem se mostrado alta, entretanto, a previdência complementar fechada continua um excelente investimento, dado o objetivo de rentabilidade de longo prazo, pois o nível atual dos preços dos ativos representa uma oportunidade para aumentos em algumas posições.
No mês de junho, dado que o dólar esteve precificado em torno de nossas expectativas, em complemento à alocação no segmento Exterior, foi executada mais uma parte de nossa estratégia sem hedge cambial. Além disso, foram aproveitadas oportunidades para aumento de posições no segmento de Renda Fixa e Estruturados, cujos fundamentos sugerem bom desempenho em um cenário mais benéfico no futuro.
A BB Previdência segue no trabalho contínuo de avaliação das oportunidades para alocações em fundos de ações, fundos imobiliários e fundos multimercados.
- Glossário
EFPC – Entidade Fechada de Previdência Complementar.
IMA – Índice de Mercado ANBIMA. – É referência para os investimentos em renda fixa.
IMA-B 5 – Títulos públicos indexados à inflação medida pelo IPCA com vencimento de até cinco anos.
IMA-B 5+ – Títulos públicos indexados à inflação medida pelo IPCA com vencimento igual ou acima de cinco anos.
Taxa de Juros Neutra – É a taxa de juros que mantém a taxa de inflação estável.