
Copom anuncia novo aumento na taxa Selic
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou nesta quarta-feira (27) o aumento da taxa básica de juros da economia brasileira (Selic) para 7,75%, um crescimento de 1,5 ponto percentual em relação à reunião anterior, em setembro.
A sexta elevação seguida da taxa já era esperada. Em nota, o Copom informou que, “sem prejuízo de seu objetivo fundamental de assegurar a estabilidade de preços, essa decisão também implica suavização das flutuações do nível de atividade econômica e fomento do pleno emprego.”
Segundo o Diretor de Finanças e Investimentos da BB Previdência, Gustavo Lellis, a Entidade segue ajustando sua estratégia de investimentos diante dos seguidos aumentos da Selic.
“Estamos atentos para que a nossa política de investimentos não só proteja a rentabilidade dos Planos, buscando as metas traçadas, como também aproveite as oportunidades que o cenário atual oferece”, afirmou.
Devido ao perfil de longo prazo da Previdência Complementar, a maior parte dos investimentos da BB Previdência está concentrada em ativos de Renda Fixa, que, além de oferecerem baixo risco, podem ganhar rentabilidade com o novo aumento da Selic.
Para Gustavo Lellis, o momento é de paciência e cautela em relação aos investimentos de longo prazo, que permanecem com perspectivas futuras positivas.
“Quando falamos de um investimento em Previdência Complementar, é fundamental para os nossos clientes a compreensão da importância da visão de longo prazo, que oferece boas oportunidades no atual cenário”, explicou.
A próxima reunião do Copom, marcada para os dias 7 e 8 de dezembro, deve trazer um novo aumento da Selic “da mesma magnitude”.
“O Copom enfatiza que os passos futuros da política monetária poderão ser ajustados para assegurar o cumprimento da meta de inflação e dependerão da evolução da atividade econômica, do balanço de riscos e das projeções e expectativas de inflação para o horizonte relevante da política monetária”, diz a nota do Comitê.