
Copom eleva Taxa Selic pela décima vez consecutiva
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central definiu, nesta quarta-feira (4), a elevação da Taxa Básica de Juros (Selic) em 1 ponto percentual, atingindo o patamar de 12,75% ao ano. É a décima vez consecutiva que a taxa aumenta, com alta desde março de 2021. A decisão, tomada por unanimidade, foi anunciada após a conclusão da reunião do colegiado.
A décima alta consecutiva confirmou a sinalização da reunião anterior do Copom, realizada nos dias 15 e 16 de março. Na ocasião, após elevar a Selic em 1 ponto percentual, o comitê indicou um novo aumento da mesma magnitude para maio.
Em nota divulgada após a reunião desta quarta, o Copom destacou no atual cenário, entre outros pontos, o avanço da deterioração do ambiente externo, devido às questões geopolíticas e a nova onda de Covid-19 na China, e a inflação ao consumidor no Brasil, que “seguiu surpreendendo negativamente”.
Segundo o comitê, a nova elevação “reflete a incerteza ao redor de seus cenários e um balanço de riscos com variância ainda maior do que a usual para a inflação prospectiva, e é compatível com a convergência da inflação para as metas ao longo do horizonte relevante.”
Para a próxima reunião, marcada para os dias 14 e 15 de junho, o Copom prevê um novo ajuste de menor magnitude. “O Comitê nota que a elevada incerteza da atual conjuntura, além do estágio avançado do ciclo de ajuste e seus impactos ainda por serem observados, demandam cautela adicional em sua atuação”, afirma a nota do comitê.
Oportunidades na Previdência Complementar
Conforme já abordamos nas reuniões anteriores, o atual patamar da Selic oferece oportunidades para investimentos com perfil de longo prazo, como é o caso da Previdência Complementar.
Os ativos de renda fixa, que compõem o maior percentual das carteiras dos Planos geridos pela BB Previdência, têm a ganhar rentabilidade no longo prazo com a nova elevação da Selic.
Assim, existe a perspectiva de um impacto positivo sobre esta parcela dos recursos administrados pela Entidade – o que contribuiria para o desempenho das carteiras dos Planos.
Sempre atenta ao mercado, a equipe de investimentos da BB Previdência segue analisando diferentes oportunidades, incluindo alocações em títulos públicos federais e fundos de renda fixa.
Se você já é Participante da BB Previdência pode acompanhar as análises mensais sobre os investimentos do seu Plano no portal exclusivo do cliente na área de rentabilidade e no portal de educação financeira da BB Previdência: o Pense Futuro.