Dicas de segurança no ambiente digital

Dicas de segurança no ambiente digital

A Gerência de Tecnologia da Informação da BB Previdência listou algumas atitudes que contribuem para a segurança das informações no ambiente corporativo

Há mais de um ano, a Organização Mundial de Saúde oficializou a pandemia do novo coronavírus. Nossa rotina no trabalho e na vida pessoal mudou radicalmente e não foi apenas nos hábitos de higiene. Nossa relação com empresas e serviços rotineiros sofreram um alto processo de digitalização, mas estas atividades online ainda geram desconfiança em muitas pessoas. Ainda mais no contexto brasileiro em que diariamente nos deparamos com notícias de golpes na internet.

Em um mundo cada vez mais conectado, o tráfego de informações pessoais online aumenta dia após dia. Com isso, a preocupação com a segurança desses dados também fica maior. Os avanços tecnológicos já disponibilizam mecanismos que auxiliam nessa proteção, mas também é importante que cada pessoa faça a sua parte e siga algumas recomendações para evitar problemas, principalmente, para aqueles que estão trabalhando de maneira remota. Entre as sugestões estão:

– Analise o ambiente ao falar da empresa em que você trabalha, seja virtual ou físico. Observe bem o contexto, o local e os interlocutores. Considere que uma pessoa mal-intencionada pode obter informações privilegiadas nesse momento.

– Procure manter separados os aspectos pessoais dos empresariais. Isso vale para publicações nas mídias sociais e dispositivos tecnológicos pessoais. Ainda mais se sua empresa não tiver desenvolvido diretrizes de BYOD (Bring Your Own Device). Ao utilizar um aparelho doméstico que várias pessoas da sua casa acessam, o risco de vazamento de informações sigilosas pode ser ainda mais sensível.

– Fique atento aos e-mails que recebe na sua conta corporativa. Na dúvida, não clique em links suspeitos ou faça download de arquivos que não tem certeza sobre a autenticidade do remetente. Cibercriminosos imitam mensagens de diretores, serviços públicos e fornecedores com intuito de obter informações sensíveis ou hackear a rede corporativa.

– Observe se seus dispositivos abrem programas desconhecidos ou exibem mensagens incomuns. Peça ajuda aos profissionais de TI em caso de dúvidas.

– Procure memorizar suas senhas. A integridade de todo o ambiente de TI da empresa fica comprometida quando você anota a senha em um papel ou adota medidas como utilizar uma senha única para todos os seus programas de acesso.

– Atualize as suas senhas sempre que achar que ela possa ter sido comprometida. Solicite o apoio dos profissionais de TI nessa atividade. Há ferramentas que viabilizam o gerenciamento de senhas de forma segura, então pode ser interessante verificar se alguma está disponível na sua empresa.

– Se você utiliza a VPN, desconecte-se da rede ao fim do expediente.

– Vai sair de férias ou se ausentar por um longo período? Então desligue o seu computador que está na empresa.

– Considere manter apenas os acessos estritamente necessários ao desempenho de suas atividades. Não requisite acessos com permissões que ultrapassem seu escopo de atuação, ainda mais por motivos de comodidade, e sempre solicite a imediata revisão dos seus acessos caso desconfie que detém acessos além do que é preciso. Lembre-se de que você é responsável por todas as atividades executadas com seu usuário e senha.

– Se tem ou teve conhecimento de algum processo ou sistema que, na sua opinião, requer aprimoramento em aspectos de segurança da informação, reporte ao seu gerente ou ao time de TI sua preocupação. Todos os funcionários são responsáveis pela segurança dos processos e sistemas da empresa.

Gostou dessas dicas? Encaminhe este texto para algum colega de trabalho e contribua para a segurança do seu local de trabalho.

 

 

 

 

 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *