
Previdência Complementar: CD, CV, BD – o que significa isso?
A BB Previdência administra planos de diversas modalidades. Entenda cada uma delas, inclusive a do seu plano.
Quando vamos contratar um plano de previdência complementar, nos deparamos com uma série de conceitos novos e qualquer ajuda é sempre bem-vinda, certo? E é por essa razão que queremos explicar direitinho essas siglas tão usadas por nós e tão estranhas para algumas pessoas que estão fora desse nosso universo.
Quando se deparar com a sigla CD, saiba que estaremos falando dos planos de Contribuição Definida. Nesse caso, os benefícios são mensurados em função das contribuições realizadas ao plano mais a remuneração alcançada nos investimentos, formando assim, o saldo de contas do participante. Ou seja, o valor da contribuição é acertado no ato da contratação do plano, e o benefício que será recebido no momento da aposentadoria varia em função desta quantia acumulada, do tempo de acumulação e da rentabilidade. Quando o participante se torna elegível à aposentadoria, com base nos valores informados, ele escolhe como quer receber seu dinheiro acumulado ao longo da vida: em 5 ou em 10 anos, por exemplo, ou um percentual do saldo acumulado, exemplo: 1,00% do saldo.
Importante: o valor da contribuição pode ser revisto ao longo da fase contributiva.
E o no caso de um plano CV? Esta sigla refere-se aos planos classificados como Contribuição Variável. O participante estabelece a contribuição mensal que deseja realizar e o valor do benefício é resultado deste esforço de poupança. Esse tipo de plano oferece benefícios programados, que apresentam a conjugação das características das modalidades de contribuição definida (na fase contributiva) e de benefício definido (na fase de percepção de benefícios). Os valores dos benefícios são calculados em função da idade, gênero, recursos acumulados e também da taxa de juros no momento do pedido de aposentadoria. Pode ser vitalícia (valor é calculado atuarialmente para durar até a morte do participante) ou por tempo determinado, dependendo do plano.
Ainda existe uma terceira e última modalidade, os planos de Benefício Definido ou BD, caso em que o participante já sabe qual será o seu nível de benefício na aposentadoria no momento da adesão ao plano, exemplo: 70% do último salário. Em função disso, o valor da contribuição é calculado pelo atuário, de forma que garanta o recebimento desse benefício. Esse plano tem natureza mutualista, ou seja, de caráter solidário entre os participantes, sendo determinante o seu equilíbrio atuarial. Assim, o valor da contribuição realizada ao longo do tempo é que varia, de forma que o valor do benefício pré-determinado possa ser atingido. Este tipo de Plano não é mais oferecido pelo segmento de previdência complementar, segundo dados da Abrapp (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar).
Ficou mais fácil agora, não é mesmo?
8 Comentários sobre “Previdência Complementar: CD, CV, BD – o que significa isso?”
Ficou sim BBPrevidencia!
Que bom Alberto! Ficamos felizes com seu retorno.
muito bom tirou minhas duvidas sobre siglas.
Olá, Genalton!
Ficamos muito felizes em esclarecer as suas dúvidas!
Forte abraço 🤗
Prezados,
Eu faço parte de um plano de benefícios CD, EFPC, posso fazer portabilidade para a PREVI.
Olá Maria Isabel! Os planos da Previ são exclusivos para os funcionários do Banco do Brasil e da própria Entidade Previ.
Já leu nossa matéria O BANCO DO BRASIL E A PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR ?
Se você estava se referindo à BB Previdência (que somos nós), só é possível fazer a portabilidade se você tiver vínculo com alguma das nossas patrocinadoras ou instituidores, ou for parente (até 3º grau) de algum participante de plano administrado por nós.
Um abraço e se precisar, me chame 🙂