
Segurança da Informação: cuidados para se proteger em casa e no trabalho
Mais do que nunca, a informação é, hoje, um grande tesouro de todas as empresas e também das pessoas. Por isso, precisamos protegê-la muito bem, tanto no ambiente corporativo quanto particular.
Os riscos são diversos quando informações são capturadas indevidamente: desde passar por tentativas de golpes com dados pessoais seus até colocar a integridade de uma empresa em risco ao perder documentos sigilosos.
Aqui na BB Previdência, Segurança da Informação é fundamental para proteger participantes, colaboradores e, claro, os ativos da entidade. Nas nossas ações internas de conscientização, sempre reforçamos a necessidade de transformar essa preocupação em hábito, levando esse aprendizado para a vida pessoal.
Aproveitando uma recente palestra sobre o tema que fizemos para os nosso colaboradores, confira uma lista com práticas essenciais para manter o ambiente digital mais seguro:
Senhas protegidas
● Cuide muito bem das suas senhas! Elas são de uso pessoal e intransferível.
● Escolha senhas fortes: o ideal é que sejam longas e combinem números, letras maiúsculas e minúsculas e caracteres especiais (como !@#$%).
● Altere suas senhas de forma periódica. Um lembrete fixo na agenda pode ajudar a não se esquecer de mudá-las de tempos em tempos.
● Não deixe suas senhas expostas em post-its colados no monitor, embaixo do teclado etc.
● Sempre que possível, utilize uma senha diferente para cada serviço.
● Evite salvar suas senhas em navegadores e utilizar a opção de “lembrar senha” e “permanecer conectado”.
Cuidados com o e-mail corporativo
● O e-mail corporativo deve ser usado exclusivamente para fins corporativos. Isso reduz as chances de um atacante invadir o ambiente da sua empresa.
● Suspeite sempre de links recebidos por e-mail, principalmente quando o endereço parece estranho.
● Se tiver dúvidas sobre a veracidade de links e informações em um e-mail, acesse diretamente o site da empresa em questão para verificar se a informação está correta
● Sempre bloqueie e reporte remetentes de e-mails suspeitos de tentativas de phishing, como é chamada a tentativa criminosa de obter informações e dados secretos dos usuários.
Uso da internet
● Evite utilizar redes de Wi-fi públicas: ao acessar suas informações, outras pessoas também poderão ter acesso a elas, já que estão compartilhando a mesma conexão.
● Ao acessar um site na internet, verifique se o mesmo é seguro. Basta checar se o endereço começa com “https://” e se tem o desenho de um cadeado fechado na barra de endereço.
● Utilize sempre o computador com softwares originais e antivírus atualizado.
● Não tente baixar e executar programas nos computadores da sua empresa sem a devida autorização.
Atenção ao ambiente físico
● Não deixe papéis com informações relevantes ou confidenciais expostos, mesmo que sejam post-its e rascunhos.
● Bloqueie o computador sempre que for se ausentar da sua mesa.
● Não fotografe o ambiente de trabalho. Você pode acabar expondo informações presentes em telas de outros computadores, quadros brancos, papéis etc.