
Um agosto marcado pela volatilidade
Por Gerência de Investimentos
O último mês foi marcado pela queda de rentabilidade, afetada pelo cenário político e econômico no Brasil. Em agosto, a rentabilidade consolidada dos planos administrados pela BB Previdência alcançou -0,19%, resultado afetado pelos ativos de renda fixa e renda variável, ambos com rentabilidade negativa no período.
O cenário político e econômico apresentou instabilidade em razão do período eleitoral. A depreciação cambial (que encarece os bens de capital), a alta ociosidade e a lenta normalização do mercado de crédito contribuem para queda na confiança do consumidor, que cedeu de 84,2 pontos para 83,8 no mês. Esses fatos recentes prejudicam a recuperação econômica e provocam grande oscilação dos ativos. O Ibovespa encerrou o mês em -3,21%, e o Real se depreciou com maior intensidade, quando comparado às demais moedas emergentes. A curva de juros voltou a apresentar significativa elevação, mas apesar disso a inflação interna tende a se manter dentro da meta.
A BB Previdência, como gestora de planos de benefícios e investidora de longo prazo, gostaria de tranquilizar você participante, pois embora as oscilações dos preços dos ativos estejam impactando nos retornos dos planos no curto prazo, a Entidade permanece realizando movimentos estratégicos que possibilitem aproveitar as oportunidades no médio e longo prazo para reverter esse resultado.
2 Comentários sobre “Um agosto marcado pela volatilidade”
É preciso ter serenidade nesses momentos de instabilidade do mercado! Principalmente às vésperas das eleições. Ainda bem que confio em quem cuida da minha poupança investida na BB Previdência.
Exatamente, Manuella. Contamos com a serenidade dos nossos participantes neste momento de instabilidade econômica. Todos os dias trabalhamos com seriedade e empenho para buscar os melhores resultados.
Conte sempre conosco!
Abraços 🙂